Google Analytics

Entrevista com Witamar, coordenador do MUR Alagoas

Witamar Agostinho dos Santos
ERUR-NE: Witamar, conte resumidamente a sua vida na Igreja. Como foi o seu início na caminhada? Como se deu sua entrada na RCC, no MUR? E a coordenação do MUR/AL?

Witamar: Minha caminhada na vida da Igreja iniciou-se na minha querida e amada cidade do interior Matriz de Camaragibe-AL, na Paróquia Senhor Bom Jesus. Pude viver minha inesquecível infância e formação cristã junto aos padres e irmãos Salesianos que contribuíram de forma muito direta na minha vida cristã e apostólica. Eles foram uma fonte inspiradora e modelo de fé como referência.

O "oratório"  foi um verdadeiro laboratório para a minha preparação à eucaristia e o grupo de adolescentes, o inesquecível "Amigos de Dom Bosco", que participei, enriqueceram e fortaleceram muito minha caminhada de fé e formação humana. Pude experimentar nesse laboratório da vida o amor, a fé, a amizade e os caminhos que tinha ainda a percorrer... Vivi durantes três anos uma forte experiência rica e profunda do carisma de Dom Bosco, em Carpina e Recife, onde iniciei meu discernimento vocacional. Em seguida, voltei a Maceió para viver um discernimento maior de ser família com a família que tanto amo e que hoje mais do que nunca sei que sempre estarão ao meu lado me apoiando e incentivando a nunca desistir dos sonhos de Deus.

Conheci a Renovação Carismática, em 1994, de forma bem superficial, nada de compromisso direto, pois já tinha comigo uma formação anterior e não achava mais necessário viver uma nova espiritualidade dentro de nossa amada Igreja. Voltei à Renovação no final de 1999, através do PUR (Projeto Universidades Renovadas). No ano de 2000 já estava eu cursando Ciências Sociais na UFAL. Pude viver um chamado especial naquela Universidade e naquele Gou, o Comunicando Deus, que apenas me acolheu num generoso e especial abraço com a palavra: “Estávamos esperando por você...” A partir daí, senti algo diferente no meu coração e vi que ali iniciava uma linda história de amor. Participei do II ERUCC (Encontro Regional Universitários Católicos Carismáticos), em Maceió/AL. Confesso que tudo era muito estranho participar e estar lá com tantas dúvidas, e até dúvidas de fé. As orações em línguas iam contra aquilo que eu acreditava. Mas meu coração estava apenas sendo sondado por Deus e que só agora sou capaz de entender tudo que passei e vivi. Fui chamado logo “de cara” a coordenar um Grupo de Oração Universitário, o GOU Comunicando Deus (UFAL) e, em seguida, pastorear um grande rebanho que é o MUR-AL, com tantos desafios para superar e superá-los com fé, oração e ousadia.

Para mim, é um estado de graça especial e só quem recebeu o cajado sabe perfeitamente exprimir o sentido do serviço que quero falar: a experiência de ser conduzido pelo Espírito Santo, na minha pequenez, nas minhas fraquezas, limitações, dores, cansaço. Tenho a graça de viver a cada dia a paternidade divina que a mim foi confiada há milhares de ovelhas aqui no MUR-AL, MUR-NE, MUR-Brasil e no mundo, a expandir esse sonho com todas minhas forças e com minh´alma.

A coordenação do MUR-AL é um desafio diário de amor, alegria, ousadia, fé, esperança e doação total ao amor verdadeiro que quer amar e ser amado.

Hoje, sou Cientista Social por formação e Ministério Universidades Renovadas por vocação.

ERUR-NE: Qual é a sua expectativa para o ERUR-NE 2011?

Witamar: Creio numa chuva de bênçãos a todos do MUR-NE, que aguardam com grande alegria e amor a celebração de fé e vida missionária.

ERUR-NE: Quais são os desafios encontrados pelo MUR na evangelização dentro das universidades?

Witamar: A grande problemática de evangelização dentro das universidades, que hoje podemos afirmar, é força contrária e preconceituosa à expressão de fé dentro de uma instituição de ensino superior com tanta pluralidade de valores, que ignora e exclui qualquer tipo de expressão de fé. Mas o MUR tem dado respostas aos desafios num sentido de admiração e respeito por algumas correntes que se dizem contrárias, e que hoje conseguem vislumbrar esse movimento não apenas como uma "ameaça de alienação", mas como uma possibilidade de uma grande transformação social em prol da qualidade de vida do ser humano, numa questão de formação de fé e razão a serviço da qualidade de vida do próximo.

ERUR-NE: Frente a esses desafios, qual é a importância do ERUR-NE 2011 para os universitários?

Witamar: Assumimos nosso papel de agentes transformadores dentro de nossas universidades e desempenharmos, sob a luz da fé e da razão, através do nosso meio acadêmico e profissional, "Um Sonho de Amor para o Mundo", estabelecendo, definitivamente, a civilização do amor, não como uma utopia aos povos e nações que gritam e sonham por um mundo melhor, mas como uma realidade concreta, recriando sonhos de vida e esperança.

ERUR-NE: Faça um convite a todos a participarem do ERUR-NE 2011.

Witamar: Queridos e amados amigos-irmãos Universitários e Profissionais: é hora de avançar, lançar as redes aos lugares que ainda precisam ser relançadas pelo olhar de misericórdia de Jesus, como também de desbravar novos campos que nunca foram vistos e pisados. É hora de edificar essa reconstrução e ampliar nossa visão profética e missionária onde somos chamados a plantar e edificar, com solicitude, a presença de Cristo no meio acadêmico e profissional; ser sempre, carismaticamente pelo Espírito Santo, rosto e memória de Pentecostes neste mundo cheios de desafios, de esperança, e rico de amor e fé.