Mostra Científica e de Ação Social do Ministério Universidades Renovadas
1. INTRODUÇÃO
Uma coisa, porém, faço: esquecendo o que fica para trás, lanço-me à frente. Lanço-me em direção à meta, para conquistar o prêmio que, do alto, Deus me chama a receber, no Cristo Jesus. (Fl 3,14)
A pesquisa científica é movida por novos e crescentes desafios, sendo, no entanto incapaz de responder às perguntas fundamentais do ser humano: Donde venho? Para onde vou? Qual o sentido do universo, do homem? (Aquino, 2004) (1). A Fé associada à ciência confere à mesma os critérios éticos e morais para sua conduta e aplicação dos conhecimentos para o bem da humanidade, e não contra ela. A ciência, por sua vez, confere à fé luz para que esta não caia no fideísmo e no fundamentalismo (Aquino, op. cit). Desta forma, a experiência da fé como dom Divino infundido no homem gera no mesmo o reconhecimento da grandeza de Deus e de tudo por Ele criado: Sim, naturalmente vãos foram todos os homens que ignoraram a Deus e que, partindo dos Bens visíveis, não foram capazes de conhecer Aquele que é (Sab 13,1a).
A célebre encíclica Fides et Ratio (Fé e Razão) (2), publicada em 14/09/1998, mostra com propriedade que a Revelação Divina leva o homem a encontrar a Verdade através da intelectualidade, reafirmando a valorização da Ciência pela Igreja Católica e salientando a condição limitante da razão diante da Verdade em plenitude. O Catecismo da Igreja Católica (3) afirma que é ilusório reivindicar a neutralidade moral da pesquisa científica e consequentemente de suas aplicações.
Neste contexto, “A esperança que a mensagem cristã traz não é informativa, mas performativa”. Estas palavras do Papa Bento XVI em sua encíclica Spe salvi (Salvos na Esperança) (4) retratam de maneira sintética o que os cristãos são chamados a ser. A expressão “performativa” denota uma postura proativa diante da realidade. Assim, o cristão, é desafiado a ser no mundo como a alma é no corpo (Lumen Gentium) (5) providenciando as transformações necessárias mediante o clamor da sociedade.
O Ministério Universidades Renovadas vive atualmente a moção dada por Deus para toda a Renovação Carismática Católica: “Por causa de Tua Palavra, lançaremos as redes”. Esse lançar as redes exige a visão da meta a ser alcançada: a Civilização do Amor; ou seja, lançar em nossos grupos de oração universitários e nos grupos de partilha de profissionais como ponto de partida para a construção da tão sonhada Civilização do Amor, e isso exige uma atitude performativa e expectante.
Dentre as principais atividades previstas no Encontro Regional do Ministério Universidades Renovadas (MUR), registra-se a geração de um espaço para a partilha do conhecimento científico produzido por seus membros: a Mostra Científica e de Ação Social do Ministério Universidades Renovadas.
2. OBJETIVOS
Os objetivos da Mostra Científica e de Ação Social do MUR serão:
- Divulgar os trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação, pós graduação e profissionais do Ministério Universidades Renovadas como conseqüência da experiência mística e inserção nas realidades temporais, e de outros membros da Igreja Católica, bem como de demais interessados.
- Incentivar o intercâmbio de informações científicas entre profissionais e pesquisadores do Ministério Universidades Renovadas, Renovação Carismática Católica e Igreja.
- Gerar intercâmbio de informações que subsidiem a discussão sobre os critérios éticos e morais aplicados na condução das pesquisas científicas.
- Incrementar a produção científica.
3. PÚBLICO-ALVO
Estudantes de Graduação, Pós-graduação e Profissionais, engajados nos GOUs, GPPs Grupos de Oração e demais movimentos Católicos.
4. METODOLOGIA
Os resumos submetidos serão avaliados pela Comissão Organizadora, através das respectivas áreas e segundo os critérios estabelecidos em edital.
5. ATRIBUIÇÕES
5.1. Comissão Organizadora
Dentre as principais atribuições da comissão organizadora, registra-se:
- Definir as instruções normativas aplicáveis aos resumos e trabalhos.
- Avaliar os resumos enviados de acordo com os critérios previstos e estabelecidos em edital específico e normas técnicas da ABNT.
- Revisar os trabalhos enviados.
- Divulgar os resumos aceitos para apresentação.
6. COMISSÃO ORGANIZADORA
Ciências Humanas, Educação e Ação Social
MSc. Géssika Cecília Carvalho (MUR-PE) - Doutoranda em Sociologia pela UFPB
Ciências Exatas e Engenharia
MSc. Leonardo Bruno (MUR-PE)- Doutorando em Engenharia Elétrica pela UFPE
Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde
MSc. Hugo Henrique Costa do Nascimento - Doutorando em Ciências Florestais pela UFRPE / Professor da UFRPE
MSc. Hugo Henrique Costa do Nascimento - Doutorando em Ciências Florestais pela UFRPE / Professor da UFRPE
7. CERTIFICAÇÃO
Os certificados serão emitidos para:
- Comissão Organizadora
- Apresentações na forma de pôsteres.
8. EDITAL
Anexo
9. CRONOGRAMA
Abril | Maio | Junho | |
Envio dos trabalhos | Até 30/04 | ||
Revisão | Até 13/05 | ||
Reenvio dos trabalhos com correções | Até 27/05 | ||
Divulgação dos resumos aceitos para apresentação em pôster | Até 01/06 | ||
Mostra Científica ERUR 2011 | 24/06 |
10. LOGÍSTICA EMPREGADA
Os Painéis serão afixados em horário previsto para exposição dos trabalhos e realização da Mostra Científica.
10.1. Materiais Necessários:
- Estruturas plásticas para afixar os pôsteres.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA
MINISTÉRIO UNIVERSIDADES RENOVADAS
Encontro Regional Universidades Renovadas - ERUR 2011
Mostra Científica e de Ação Social
1. INFORMAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS
1.1. Serão aceitos resumos em português de trabalhos originais enviados pelo e-mail oficial da Mostra Científica e de Ação Social do Ministério Universidades Renovadas, até o dia 30/04/2011.
1.2. “Os trabalhos a serem apresentados na Mostra podem ser resultados inéditos ou não de pesquisa, dissertação e/ou tese, ou ainda, de trabalhos sociais, pastorais e/ou de evangelização desenvolvidos por agentes de: Grupos de Orações, Grupos de Partilha e Perseverança, Comunidades e Movimentos católicos, bem como de outros movimentos sociais e organizações. Os mesmos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).”
1.3. Cada autor poderá inscrever apenas um resumo, podendo ter participação em, no máximo, mais um resumo apresentado por outro participante, totalizando um número máximo de dois trabalhos.
1.4. O Resumo enviado deverá seguir a padronização deste regulamento e apresentar qualidade que permita adequada reprodução gráfica, caso contrário, não será aceito.
1.5. À Comissão Organizadora reserva-se o direito de publicar o resumo do trabalho nos anais do congresso em formato eletrônico a ser disponibilizado no site do ERUR.
1.6. Todos os trabalhos selecionados serão apresentados na forma de pôster.
1.7. As áreas abordadas serão:
- Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde
- Ciências Exatas e Engenharias
- Ciências Humanas, Educação e de Ação Social
1.8. Não serão aceitos resumos após o prazo final estipulado.
1.9. Todos os trabalhos submetidos estarão sujeitos a eventuais correções por parte da Comissão Organizadora, sendo, neste caso, reenviados aos autores para as devidas correções. Os autores terão um prazo de 15 dias para devolução dos trabalhos corrigidos, que serão analisados novamente pela Comissão. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo.
1.10. Será emitido apenas um (01) certificado no nome do autor-apresentador por trabalho, constando os nomes de todos os demais autores e o título do trabalho.
2. FORMATAÇÃO
O resumo deverá ser elaborado da seguinte forma:
2.1. Programa: Word for Windows (Versão 97-2003). O arquivo deverá ter a extensão “.doc” .
2.2. Máximo de 3000 caracteres (Incluindo os espaços e os caracteres dos campos título, autores, texto, instituição, apoio financeiro)
2.3. Margens: direita com 2 cm e esquerda com 3 cm e superior com 3 cm e inferior com 2 cm .
2.4. Título: Fonte Arial 12 com letras maiúsculas, negrito, centralizado.
2.5. Autor(es): Fonte Times New Roman 10, alinhado à direita com a primeira letra de cada nome em maiúsculo em itálico, por ordem de autoria, justificado(s), nome completo dos autores em letra maiúscula, iniciando pelo nome do autor principal em negrito. O nome do(a) apresentador(a) deverá estar grifado (mesmo nome da ficha de inscrição). Os nomes deverão estar separados com ponto e vírgula. Em cada nome deverá constar a numeração sobrescrita em relação à Instituição pertencente. A instituição vem logo abaixo, em texto maiúsculo, precedido da numeração sobrescrita correspondente, com o e-mail de contato de um dos autores.
2.6. Instituição: instituição com numeração sobrescrita em cada nome.
2.7. Texto: fonte Arial 10, justificado. Especificar: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão (ões).
2.8. Palavras-chave: colocar 3 palavras-chave;
2.9. Nota de rodapé: Fonte Arial 8. Informar o apoio financeiro, se aplicável.
Obs.: Não serão aceitos resumos que não atendam às especificações recomendadas.
Exemplo de Resumo:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TÍTULO
NOME COMPLETO DO AUTOR PRINCIPAL(1), NOME COMPLETO DO APRESENTADOR(2); DEMAIS AUTORES(1)
(1)INSTITUIÇÃO 1,
(2)INSTITUIÇÃO 2
TEXTO: Especificar a Seguinte ordem: Introdução, Métodos, Resultados e Conclusões. Limite de 3000 caracteres.
Palavras-chave: Ministério, Universidades, Renovadas
Nota de Rodapé: Apoio financeiro
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. ENVIO DOS TRABALHOS
3.1. Os trabalhos devem ser encaminhados através do e-mail erur-ne2011mc@
3.2. Ao enviar o trabalho para o e-mail da Mostra Científica, os participantes deverão indicar no assunto do e-mail o código da área a que o trabalho será submetido, bem seguido do nome do autor.
3.3. Os códigos das áreas são:
[CHSE] – Ciências Humanas, Educação e Ação Social
[EXEN] – Ciências Exatas e Engenharias
[BIOS] – Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde
Ex: Alguém da área de Educação vai enviar seu TCC. No assunto do e-mail será descrito
Assunto: [CHSE] Silvana Lopes.
4. APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1. Os trabalhos serão analisados pela Comissão Organizadora, com base nos critérios estabelecidos por este edital.
4.2. Serão considerados como critérios para a seleção dos trabalhos acadêmicos: o atendimento às orientações quanto à padronização do resumo e conteúdo científico.
5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. Pelo menos um dos autores dos trabalhos selecionados para apresentação em forma de pôster deverá estar presente no dia e horário de exposição dos painéis.
6. TRABALHOS SELECIONADOS
6.1. A partir do dia 01/06/2011 estará disponível no web site do ERUR 2011 a lista dos trabalhos selecionados. Será enviada ainda ao e-mail dos apresentadores a carta aceite dos trabalhos selecionados.
7. ANAIS
- Os Anais da Mostra Científica serão Disponibilizados em formato digital para download no site do ERUR 2011.
(1)Aquino, F. 2004. Ciência e Fé em harmonia. 4 edição. 304p
(2)João Paulo II, Papa, Carta encíclica Fides et Ratio, 1998, HTTP:// WWW.vatican.va/edocs/POR0064/_INDEX.HTM
(3)Catecismo da Igreja Católica, § 2294. 1998. Editora Ave-Maria. 8ª edição. 934p.
(5) Bento XVI, Papa, Carta encíclica Spe salvi, 2007, 61p.
(6)PAULO VI, Papa, Constituição dogmática Lumen Gentium, 1964, http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_council/documents/vatii_const_19641121_lumen-gentium_po.htlm