Google Analytics

Partilha 15 anos de MUR-NE

Falar de Universidades Renovadas é lembrar dos bons tempos de graduação (que muita gente afirma serem os melhores anos da vida!), tempo de crescimento, amizades e de muito, muito conhecimento, tanto na área profissional quanto na espiritual. Bem, conheci o então Projeto Universidades Renovadas – Secretaria Lucas, PUR, em 2001 através da internet, quando por ironia, minha universidade estava em greve. Naquele instante, sonhei junto com o sonho ali postado: ver as universidades repletas da doutrina de Jesus através dos Grupos de Oração Universitário, GOU. Estava na RCC há pouco mais de um ano e percebi que o PUR não existia aqui no Ceará. Falei com Deus: "Senhor, numa terra onde a RCC é tão grande e forte, de comunidades como o Shalom e Recado, serei eu que terei que tomar iniciativa desse tal GOU?" A resposta é óbvia, não? Quando a Universidade Federal do Ceará, UFC, retornou da greve em 2002, podemos então arregaçar as mangas e agir. O primeiro GOU iniciou-se em abril de 2002 e nesse mesmo ano fui participar de meu primeiro Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos, ENUCC em Vila Velha-ES. Tentei arrecadar dinheiro com o pessoal das comunidades da RCC mas, na verdade, eu tive que fazer foi um empréstimo no banco para poder ir pro ENUCC de ônibus, encarando 36h de estrada.


Participação no VII ENUCC de 2002, em Vila Velha-ES.

Foi um choque de realidades, de experiências, de convivências...Um horizonte totalmente novo se abriu. Novas formações, novas amizades, nova realidade. Afinal de contas, é o próprio Espírito que faz novo tudo em nós, não é verdade? Na volta para casa muita coisa mudou. Eu, um rapaz franzino, tímido, de poucas palavras e com pouca gente para trabalhar, assumi a coordenação estadual do Universidades Renovadas com muita tarefa a realizar. A primeira já foi organizar a primeira caravana para o III Encontro Regional de Universitários Católicos Carismáticos do Nordeste, ERUCC, em Natal-RN.
Caravana cearense no III ERUCC, em Natal-RN em 2002.

A partir desse encontro, a união com os irmãos da região Nordeste se tornou mais sólida. Nas reuniões da Equipe Nacional chegamos inclusive a formar a bancada do Nordeste como gesto de unidade perante as decisões que eram tomadas.


Servos do Nordeste: AL, MA, BA, SE, CE e RN. Reunião da ENS, 2006.

Nosso trabalho continuava árduo e difícil em Fortaleza, ainda mais que, em 2003, sediamos o IV ERUCC com um número recorde de inscritos e de estados representados: Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Mas, esse trabalho sempre vale a pena! Apesar de nosso crescimento sempre discreto, crescíamos e nos fortalecíamos.


IV ERUCC, em Fortaleza-CE, 2003.

Creio que a unidade regional sempre foi o diferencial no Nordeste. Fomos juntos para os ENUCCs de 2003 e de 2004 (onde viajamos cerca de 55h!) e nossa convivência e amizade marca minha vida até hoje. Cresci como líder, como profissional e como ser humano. As atividades também cresciam. Desse crescimento tanto local como regional, o já Ministério Universidades Renovadas, MUR, da região Nordeste, obteve uma grande alegria e, por que não dizer, uma grande vitória: sediarmos o ENUCC em terras nordestinas!


Caravana AL-CE-PI-MA para o IX ENUCC em Maringá-PR, 2004.

Essa responsabilidade ficou a cargo do estado de Alagoas. Fico até emocionado de escrever sobre este ENUCC em Maceió, 2005. Tudo foi marcante! Como não se lembrar da enorme camiseta sobre o ginásio ao som de “Sonhar” e não se emocionar? “Existem tantos neste mundo...” Simplesmente inesquecível! Também é importante lembrar que, nessa época, tínhamos como coordenação nacional uma filha da terra, minha querida amiga Márcia, das Alagoas.

É, como o tempo passa rápido... Hoje o MUR-NE comemora 15 anos e me orgulho muito de ter feito parte dessa história e de estar contando essa estória. Durante esse período me graduei em Engenharia Elétrica pela UFC em 2005, onde obtive o título de mestre em 2008 e faço meu doutorado atualmente. Sou professor efetivo na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, em Mossoró-RN, casado, tenho uma enteada e esperamos pelo nosso primeiro filho. Carrego sempre no meu coração todos os ensinamentos, relacionamentos, partilhas, graças, bênçãos e tudo mais que existe de bom dessa época da vida. Talvez tenham sido mesmo os melhores anos da minha vida!

Parabéns para o MUR-NE, para todos os irmãos que fizeram essa história junto comigo (2002-2007), para todos aqueles que estão construindo a história e para todos aqueles que a construirão.

Eu e minha família, 2011.

Raphael Amaral da Câmara