Falar de Universidades Renovadas é lembrar dos bons tempos de graduação (que muita gente afirma serem os melhores anos da vida!), tempo de crescimento, amizades e de muito, muito conhecimento, tanto na área profissional quanto na espiritual. Bem, conheci o então Projeto Universidades Renovadas – Secretaria Lucas, PUR, em 2001 através da internet, quando por ironia, minha universidade estava em greve. Naquele instante, sonhei junto com o sonho ali postado: ver as universidades repletas da doutrina de Jesus através dos Grupos de Oração Universitário, GOU. Estava na RCC há pouco mais de um ano e percebi que o PUR não existia aqui no Ceará. Falei com Deus: "Senhor, numa terra onde a RCC é tão grande e forte, de comunidades como o Shalom e Recado, serei eu que terei que tomar iniciativa desse tal GOU?" A resposta é óbvia, não? Quando a Universidade Federal do Ceará, UFC, retornou da greve em 2002, podemos então arregaçar as mangas e agir. O primeiro GOU iniciou-se em abril de 2002 e nesse mesmo ano fui participar de meu primeiro Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos, ENUCC em Vila Velha-ES. Tentei arrecadar dinheiro com o pessoal das comunidades da RCC mas, na verdade, eu tive que fazer foi um empréstimo no banco para poder ir pro ENUCC de ônibus, encarando 36h de estrada.
![]() |
Participação no VII ENUCC de 2002, em Vila Velha-ES. |
Foi um choque de realidades, de experiências, de convivências...Um horizonte totalmente novo se abriu. Novas formações, novas amizades, nova realidade. Afinal de contas, é o próprio Espírito que faz novo tudo em nós, não é verdade? Na volta para casa muita coisa mudou. Eu, um rapaz franzino, tímido, de poucas palavras e com pouca gente para trabalhar, assumi a coordenação estadual do Universidades Renovadas com muita tarefa a realizar. A primeira já foi organizar a primeira caravana para o III Encontro Regional de Universitários Católicos Carismáticos do Nordeste, ERUCC, em Natal-RN.
![]() |
Caravana cearense no III ERUCC, em Natal-RN em 2002. |
A partir desse encontro, a união com os irmãos da região Nordeste se tornou mais sólida. Nas reuniões da Equipe Nacional chegamos inclusive a formar a bancada do Nordeste como gesto de unidade perante as decisões que eram tomadas.
![]() |
Servos do Nordeste: AL, MA, BA, SE, CE e RN. Reunião da ENS, 2006. |
Nosso trabalho continuava árduo e difícil em Fortaleza, ainda mais que, em 2003, sediamos o IV ERUCC com um número recorde de inscritos e de estados representados: Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Mas, esse trabalho sempre vale a pena! Apesar de nosso crescimento sempre discreto, crescíamos e nos fortalecíamos.
![]() |
IV ERUCC, em Fortaleza-CE, 2003. |
Creio que a unidade regional sempre foi o diferencial no Nordeste. Fomos juntos para os ENUCCs de 2003 e de 2004 (onde viajamos cerca de 55h!) e nossa convivência e amizade marca minha vida até hoje. Cresci como líder, como profissional e como ser humano. As atividades também cresciam. Desse crescimento tanto local como regional, o já Ministério Universidades Renovadas, MUR, da região Nordeste, obteve uma grande alegria e, por que não dizer, uma grande vitória: sediarmos o ENUCC em terras nordestinas!
![]() |
Caravana AL-CE-PI-MA para o IX ENUCC em Maringá-PR, 2004. |
Essa responsabilidade ficou a cargo do estado de Alagoas. Fico até emocionado de escrever sobre este ENUCC em Maceió, 2005. Tudo foi marcante! Como não se lembrar da enorme camiseta sobre o ginásio ao som de “Sonhar” e não se emocionar? “Existem tantos neste mundo...” Simplesmente inesquecível! Também é importante lembrar que, nessa época, tínhamos como coordenação nacional uma filha da terra, minha querida amiga Márcia, das Alagoas.
É, como o tempo passa rápido... Hoje o MUR-NE comemora 15 anos e me orgulho muito de ter feito parte dessa história e de estar contando essa estória. Durante esse período me graduei em Engenharia Elétrica pela UFC em 2005, onde obtive o título de mestre em 2008 e faço meu doutorado atualmente. Sou professor efetivo na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, em Mossoró-RN, casado, tenho uma enteada e esperamos pelo nosso primeiro filho. Carrego sempre no meu coração todos os ensinamentos, relacionamentos, partilhas, graças, bênçãos e tudo mais que existe de bom dessa época da vida. Talvez tenham sido mesmo os melhores anos da minha vida!
Parabéns para o MUR-NE, para todos os irmãos que fizeram essa história junto comigo (2002-2007), para todos aqueles que estão construindo a história e para todos aqueles que a construirão.
![]() |
Eu e minha família, 2011. |
Raphael Amaral da Câmara