Google Analytics

Testemunho de Irecê Gilberto

No comecinho de agosto de 1996 participei do primeiro ENUC, que na época inclusive era com apenas uma letra C – Encontro Nacional de Universitários Católicos, da RCCBRASIL.

Já participava ativamente há vários anos da RCC em minha diocese, num grupo de Oração que acontecia e acontece até hoje na Universidade Estadual de Maringá – UEM. Não tinha a menor ideia que havia outros grupos de oração em universidades do Brasil. Tão pouco que havia um grupo de pessoas na RCC sonhando e buscando organizar um trabalho de evangelização nas Universidades, através de Grupos de Oração Universitários, mas algo que eu não sabia o que era, inquietava meu coração neste sentido.

Recebi o convite para participar do evento em Belo Horizonte – MG e depois de muitas tentativas para enviar alguém que não fosse eu, não tive como escapar daquele chamado de Deus e depois do Senhor me levar a vencer cada uma das dificuldades do momento, acabei indo então para BH participar do I ENUC.

Lembro-me como se fosse hoje daquele encontro maravilhoso, que foi um marco divisor em minha vida pessoal e caminhada na RCC. Ali encontrei universitários, eu já estava formada, que tinham o desejo de ver o Amor de Deus e a Doutrina Cristã serem difundidos nas universidades, comecei a encontrar respostas que há tempos vinha buscando em minha caminhada. Nem imaginava que um encontro da RCC para universitários pudesse reunir pessoas de lugares tão distantes e com os corações abertos para ser plantado um mesmo sonho. Aquilo me chamou a atenção!

Lembro-me do Mococa que com um jeito brincalhão acolhia a cada um e o tempo todo fazia brincadeiras acolhedoras com uma figurinha de nome Becker lá das Alagoas! Nossa, eu ficava pensando comigo, que se havia sido difícil para eu estar ali, o quanto não havia sido mais difícil ainda para aquele irmão vindo lá de Maceió/AL. Naquele tempo não era comum viajarmos de avião como hoje, íamos todos em ônibus de linha mesmo. Ouvi o testemunho daquele irmão dizendo quantas horas havia viajado de ônibus para estar ali e me senti um nada! Aquilo me fazia pensar que se ele vinha de tão longe e com tanto ânimo estava ali, é porque tudo deveria ser muito bom e que ninguém mais além do próprio Deus poderia tê-lo atraído, assim como havia sido comigo!

Logo depois foi constituída pelo Mococa, designado pelo Conselho Nacional da RCCBRASIL para organizar e coordenar o trabalho de evangelização da RCC nas universidades do Brasil, a primeira Equipe Nacional de Serviço (ENS) do então Projeto Universidades Renovadas e o Becker, logicamente, foi convidado a integrar esta equipe memorável!

Outro fato que me vem à lembrança no momento deu-se por ocasião do IV ENUCC, que aconteceu na Cidade e Estado de São Paulo, no ginásio de esportes do Pacaembu. Lembro-me que num dado momento do encontro a temperatura em São Paulo caiu drasticamente. O frio era tão grande e veio de forma tão inesperada que nem mesmo as caravanas do sul do Brasil estavam preparadas. Inúmeras pessoas, inclusive da minha caravana, correram até os ônibus e buscaram seus cobertores para se aquecerem. Ficávamos sentados nas geladas arquibancadas daquele ginásio de esportes, ouvindo atentamente as pregações e embrulhados em nossos cobertores. Houve um momento que estava no banheiro e vi alguém literalmente chorando de frio e dizendo que até tinha tentado comprar agasalho para vir àquele encontro, mas que de onde vinha não tinha encontrado nada, porque em sua cidade não fazia frio e não havia agasalho pesado para comprar. Esta pessoa dizia estar sentindo-se congelar ali. Então pedi a ela que aguardasse um pouco, entrei no banheiro e tirei uma meia calça grossa de lã que eu estava usando, disse-lhe que aquilo a ajudaria e se quisesse poderia ficar com ela. Ela imediatamente a colocou e não parava de me agradecer. Esta pessoa era acadêmica de direito, se chama Roberta e era do Piauí. Havia vindo ao encontro para conhecer aquele trabalho e tentar iniciar algo lá em seu Estado e de fato iniciou! Todas as vezes que nos encontrávamos ali no encontro ela me dizia estar se sentindo outra pessoa com aquela meia calça de lã que a aquecia! Como eu fiquei feliz em poder ajudá-la!!!

No ano seguinte eu participei do ENUCC, novamente em São Paulo, agora  no Recanto Nossa Senhora de Lourdes e,  pela primeira vez como membro da ENS. Acabara de assumir a coordenação estadual do Ministério no PR, onde vivo desde os 04 anos de idade e ali pude conviver mais de perto com alguns irmãos do MUR-NE que já eram membros da ENS. Que alegria aquele convívio! Quanto pude aprender com aqueles irmãos, quanto pude crescer, quanto tive minha vida enriquecida!!! Eu, que de nascimento sou Paraibana, nascida em Itabaiana-PB, morando atualmente em Maringá-PR estava ali naquele momento convivendo com pessoas de lugares tão distantes e tão diferentes, e ao mesmo tempo parecendo nos conhecermos tão bem! Todos com um sonho em comum em nossos corações, sonho este que nos unia cada dia mais, na oração, nas partilhas, nos encontros, nos desejo e esperança de UNIVERSIDADES RENOVADAS! Pessoas que não mediam esforços, dinheiro, diferenças culturais, sacrifícios físicos, nada, pois o importante era estarmos juntos virtualmente pela internet e mais ainda fisicamente, nos ENUCCs e nas Reuniões da ENS que duravam uma semana inteira com orações, partilhas, convivência, formações, planejamentos e muita discussão! Daquela época, lembro-me que estava na equipe o Denis, gente, quanto rir com o Denis em nossas reuniões! Algumas delas ele mais dormia que participava, mas sempre que acordava vinha com uma que levava todos a rirmos, mas ele sempre estava lá para nos acudir com suas orações e conselhos, um intercessor fiel! Também a Risélia, sempre acompanhada do Tony. A Riso era nossa mãezona na ENS, sempre cuidando de todos e nos mimando com os quitutes que trazia do NE para nossas reuniões da ENS. Depois foram chegando Hamilton/SE, Marcinha/AL, Regina/BA; Mislene/PI; Roana/PE; Raphael/CE; Leonardo e SimoneRN; Mary Glory/BA; Débora-SE; Bruno/PI; Cleide/MA e tantos outros irmãos tão amados... todos eles sempre muito bem acompanhados das animadíssimas caravanas do NE em nossos eventos nacionais, que davam todo um destaque especial aos encontros. Em 2000 tivemos na primeira RENS no NE, lá na Paraíba, inesquecível para os que participamos e em 2005, em Maceió-AL o X ENUCC, com a coordenação nacional da nossa amada Marcinha também de Maceió! Quanta riqueza, quanta contribuição valiosa do MUR-NE para todos nós, quantas lágrimas, quanto trabalho, quantas conquistas, quantas bênçãos, quantas amizades, quantas discussões às vezes motivadas por diferenças culturais na ENS que ao final eram vencidas pelo desejo ardente de fazer a vontade do Pai e constuirmos a unidade no Espírito Santo de Deus!

Por fim, não posso deixar de enfatizar uma figura extremamente marcante e digna de homenagem e destaque do MUR-NE e que cativou todo o MURBRASIL com sua dedicação, comprometimento, sabedoria e santidade e que hoje com certeza, intercede no céu por cada um de nós e pelo trabalho de evangelização nas universidades, que é nosso estimadíssimo Pe. Mathon! Como poucos, ele enriqueceu cada um dos ENUCCs que pode participar conosco, saindo de Salvador com a caravana, muitas vezes bancada por ele mesmo, rumo à São Paulo-SP, Vila Velha/ES, Maringá-PR, Maceió-AL, Valinhos-SP em todos participando ativamente conosco!

Hoje temos uma galera nova no MUR-NE e na ENS, alguns já há tempos na lida conosco, outros chegando agora, mas todos, sem dúvida alguma, frutos das sementes lançadas com imenso amor e esperança pelos que vieram antes de vocês, regadas com muitas lágrimas e orações e fertilizadas no Sonho que Deus plantou em nossos corações, SONHO DE UNIVERSIDADES RENOVADAS!

Hoje temos um povo novo à frente desta missão que tem uma história linda e profética! Está em vossas mãos o protagonismo deste Sonho Lindo, mas eu ouso dizer aos que se sentem aposentados, que não é hora de “depor as espadas”! Se você encostou sua espada do Espírito, é hora de retomá-la e entrar na batalha com os que estão à frente hoje. Todos continuamos convocados, ninguém está dispensado da luta e das batalhas, talvez o Senhor tenha para você um novo posto, mas com certeza há lugar para você neste exército, todos somos convocados e sua experiência é importante hoje e sempre, então, junte-se a nós, seja bem vindo, avancemos juntos, pois conforme o Senhor nos fala em nosso rhema atual, nosso vigor aumenta à medida que avançamos (Salmo 84). É hora de juntos lançarmos as redes, pois é o Senhor quem manda, obedeçamos!


Eu e meu esposo Oscar

Nossa família linda: João Gabriel (16 anos), Daniel (12 anos), Raquel (08 anos)

ENUCC 2004, em Maringá

Reunião da ENS-MUR, em João Pessoa-PB, novembro de 2003

Louvado seja Deus pelo MURBRASIL que alimenta e ajuda a cuidar do MUR-NE ao longo destes 15 anos de Missão e pelo MUR-NE que em sua fidelidade, há 15 anos contribui ricamente com o MUR e a RCC/BRASIL! A JESUS toda honra, glória e louvor, para sempre!!!


IERECÊ JUSSARA CORREIA GILBERTO
Coordenadora Nacional MUR entre 2005 e 2009.
Secretária do Conselho Nacional da RCCBRASIL
GOU Miles Domini/UEM e GPP Sopro de Vida – Maringá/PR