Google Analytics

Partilha de Géssika Cecília Carvalho, coordenadora emérita do MUR-PE

Géssika Cecília Carvalho
“Sonhar é crer que Deus fará tudo mesmo que a gente não saiba como acontecerá...”

Louvado seja Deus pela Igreja, pela Renovação Carismática Católica, pelo Ministério Universidades Renovadas!!! Com o coração cheio de gratidão a Deus e também àqueles que deram suas lágrimas e seu suor para que o “sonho de amor para o mundo” chegasse ao Nordeste e a Pernambuco, quero partilhar as graças e desafios do MUR no nosso Estado. Nessa ocasião comemoramos os 15 anos do MUR no Nordeste, porém foi somente a partir de junho de 2005 que o MUR começou oficialmente em Pernambuco. Digo oficialmente porque tempos depois que nos reuníamos soubemos que funcionava há muitos anos um Grupo de Oração Carismático na Faculdade de Palmares, mas eles não sabiam da existência do Ministério. Inclusive era um Grupo “interestadual”, porque a Faculdade fica quase na divisa de Pernambuco com Alagoas, o que mostra desde o início a unidade entre os Estados.

Nossa primeira coordenadora estadual foi Roana Beltrão, e eu assumi posteriormente, em agosto de 2009, ficando até janeiro de 2011, no qual saí para assumir outra missão: meu Doutorado em Sociologia, na Universidade Federal da Paraíba.

Apesar de participar desde criancinha de movimentos e grupos na Igreja, foi em 1994 que conheci e me inseri na RCC. Quanto ao MUR, soube através de uma amiga que estudava em outro Estado pelos anos de 2002/2003, mas nesse período essa realidade ainda não existia em Pernambuco, e eu também estava envolvida em outros ministérios na RCC.      

Minha inserção no MUR foi somente a partir de 2006, no GOU Magnificat, na Universidade Federal de Pernambuco. Como em todo começo, as dificuldades de realizar um Grupo de Oração numa Universidade eram grandes (e ainda são...): poucas pessoas, falta de tempo, inexperiência, dificuldade de espaço, horários que não encaixavam. Mas “em tudo Cristo nos enriqueceu com todos os seus dons” e como Ele é o Senhor da obra, trouxe-nos operários de outros Estados, que já participavam de GOUs e estavam dispostos a serem trabalhadores da messe.
 
UFPE, 2006

Divulgação no Congresso da RCC PE, 2007
Com o tempo outros universitários foram sonhando junto conosco, à medida que íamos mostrando nossa cara na RCC local (apresentando-nos nos Congressos e Encontros da RCC Estaduais). Sendo assim, chegamos a ter seis GOUs na Arquidiocese de Olinda e Recife, e também GOUS nas Dioceses de Palmares, Petrolina, Caruaru, Floresta e Nazaré da Mata. Isso pode parecer pouco se comparado às dimensões que o próprio MUR tem tomado, chegando até em outros países, mas para nós, com tantos desafios e limitações à nossa atuação, é graça e misericórdia de Deus com seu povo.

Além dos GOUs, fomos realizando nossas Missas de Natal, vigílias, confraternizações, GOUs no laguinho, calouradas, e em 2010 levamos nossa maior caravana para um encontro nacional do Ministério, o ENUR em Brasília.

GOU no laguinho, UFPE, 2007

ENUR 2010, Brasília

Destaco, no entanto, na história do MUR-PE dois momentos principais:
- Quando aceitamos o desafio de sediar o ERUR em 2008: Humanamente não tínhamos condições de trazer um Encontro Regional para Recife, mas o Senhor foi muito generoso em preparar todo o necessário para nós. Foi um momento de muita unidade dos luquinhas de PE, sem dúvidas foi o período em que mais estivemos juntos e nos sentimos família (em oração, em unidade, em partilha fraterna, em chorar juntos com as dificuldades e sorrir com as conquistas).


ERUR, Recife, 2008

ERUR, Recife, 2008

- E nossa Semana Nacional Missionária (Projeto Ruah) em 2010: Tivemos inicialmente um retiro de preparação e durante a semana realizamos atividades em 4 faculdades: UFPE (Recife), UFRPE (Recife), FAFICA (Caruaru) e FFPNM-UPE (Nazaré da Mata). Realizamos atividades como: Missa; Anúncio do querigma em duplas abordando estudantes, funcionários e professores; GOUzões nos pátios; Divulgação do Ministério etc.


SNM na FFPNM-UPE

SNM na FAFICA

Termino essa partilha do jeito que comecei, só tendo motivos para agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele tem realizado no MUR-PE e no MUR Nordeste. Agradecer por tudo que Ele fez, está fazendo e ainda vai fazer nos nossos Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe): pelas pessoas que se dedicaram em nome de um sonho, contemplando e buscando uma Civilização do Amor; por aqueles que tiveram a graça de experimentar o amor de Deus através do sim de alguns luquinhas; pelos pioneiros e pelos que estão chegando agora; pelos corações que foram curados; pelos ouvidos que escutaram a Boa Nova de Salvação; pelas mentes racionais que aprenderam a conciliar fé e razão; por sermos muitos espalhados nessa região e ao mesmo tempo sermos um, a caminho do mundo novo que vem do coração.

“Por tudo que vivemos, obrigada... Por tudo que viveremos, sim!”

Géssika Cecília Carvalho
 Coordenadora emérita do MUR-PE