Antonio Becker |
Lembro-me perfeitamente do I ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Carismáticos), em Belo Horizonte, Minas Gerais, no ano de 1996. Lá estava eu. Em um ambiente desconhecido, sem saber ao certo o que fazer, mas com a certeza de que Deus tinha algo para minha vida e para as universidades de Alagoas. O sentimento era de que eu estava exercendo a missão de um embaixador, não só do meu estado, mas de todo a região nordeste. Muito se tem a relembrar, a se comentar do que se passou no então PUR (Projeto Universidades Renovadas). Mas irei ser breve, apenas pincelando aqui e ali, como uma arte plástica que ainda não está acabada.
Com o tempo, outros ENUCCs vieram e também a experiência da implantação e prática da experiência da evangelização nas universidades de nossa terra. O início foi difícil, devido a falta de aceitação de muitos líderes e estudantes, mesmo católicos. Às vezes temos desafios de sermos profetas em nossa própria casa, não é verdade? Mas quando Deus nos chama, Ele mesmo abre os caminhos, e até cria outros que ainda não existem. Essa é a maneira de Seu mover no seio da humanidade.
Grupos de Oração foram sendo criados e muitas pessoas foram sendo tocadas com a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo! Outras estruturas também surgiram, a fim de se organizar melhor: lideranças diocesanas, estaduais, nacionais. Nesse contexto, entendo que a maior atividade exercida foi o testemunho pessoal de vidas transformadas. Não há maior forma de se evangelizar que esta. E os GOUs (Grupos de Oração Universitários) souberam fazer sua parte, usando toda criatividade inspirada por Deus para alcançar Seus desígnios: calouradas, teatro, divulgação de panfletos bem "carismáticos", almoços, vias-sacras, seminários de vida no Espírito Santo (Kerigma) e tantas outras manifestações espirituais, artísticas e culturais.
A tenda foi se alargando por nossas terras e pelo Brasil afora. Lideranças foram sendo estabelecidas e o Senhor foi confirmando Sua vontade nos corações dos leigos e do clero da Igreja. Não há como negar: é de Deus! O barco está em alto mar! E como já disse Fernando Galvani, idealizador desse imenso trabalho, "A uns Deus chama para começar; a outros, para continuar". Seja qual for o seu chamado dentro desse Ministério, faça-o com amor e com ardor.
Penso que o Ministério Universidades Renovadas está "na flor da idade", adoslescente, com muito chão pela frente, mas já possui sua identidade própria, sua "cara". Um dos pontos marcantes é a sensação de se estar em uma família, em uma comunidade. Quem participa ou participou desse sonho-realidade sabe do que estou falando. Não há como se sentir sozinho quando mergulhamos no MUR de corpo e alma. É algo verdadeiramente sobrenatural, divino, fraterno e palpável. Sempre foi assim, desde os primórdios, desde as primeiras reuniões em nível nacional, das quais tive a honra de tomar parte, e assim será para sempre, desde que mantida sua verdadeira identidade, dentro de seu propósito diante do mundo, que clama e sofre pela ausência de Deus - através de cada um de nós.
Desejo que o MUR cresça cada vez mais em graça, em sabedoria e em estatura! (Lucas 2:52), alargando todas as fronteiras, vencendo todas as barreiras, no poder da oração. Que nossa sociedade seja abençoada com profissionais do Reino, trazendo esperança e conforto a este mundo tão conturbado e sem sentido.
Parabéns, Ministério Universidades Renovadas! Que você seja tão fecundo e útil para nosso país, como o foi para minha caminhada - em particular - e para nossos universitários alagoanos.
Antonio Becker
Servidor Público
Divulgador inicial do MUR no Estado de Alagoas e no Nordeste
Servidor Público
Divulgador inicial do MUR no Estado de Alagoas e no Nordeste