Google Analytics

Bênção de Dom Valério, bispo de Penedo/AL

 Dom Valério Breda

Prezados Jovens, moças e rapazes!
Prezados Acadêmicos, chamados e amados pelo Espírito Santo para serdes Discípulos e Missionários de Jesus Cristo através dos GOUs!

Paz a vós!

A ‘memória’ do encontro das Universidades Renovadas, em Brasília, no mês de setembro passado, quer ser o prelúdio para esta minha mensagem de alegria e esperança para o próximo II ERUR-NE 2011.

Com efeito, no Encontro Nacional em Brasília, todos ficamos beneficamente contagiados, pois o Espírito Santo soprou com vigor incontido. Naquela ocasião, o Nordeste (e Alagoas) revelou-se facho luminoso de dinamismo e de esperança para todo o Brasil.

Lembro que num arroubo de exultação senti-me impelido a gritar: ‘Estamos no Céu’. Com certeza o Espírito Santo traz o Céu para a terra: para o nosso labor diário, para o nosso convívio de Igreja, para nossa missão de evangelizadores dos colegas de faculdade. Estamos no Céu!

Por isso Jesus disse: “Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo, 15, 15-16).

E ainda: “Vós sois o sal da terra. ... Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

‘Visão’ e ‘missão’ se interligam no desenho missionário e redentor de Jesus.


A contemplação mística e o envio missionário são a identidade dinâmica do Espírito Santo, pois é Ele a ‘memória viva e permanente’ de Jesus em nosso meio.

Com Ele, tudo está perto: a Igreja com a santidade dos sacramentos e do ‘envio’, Jesus com a graça e a verdade do seu Evangelho, Deus com o dom do seu Reino de justiça-paz-amor e, enfim, o Céu, horizonte total da existência humana, promessa e certeza para todos.

Convido-vos a interiorizar estes valores, lendo com fé e abertura de coração a passagem da Mensagem do Concílio aos Jovens [8 de Dezembro de 1965], que se segue.

“Proclamai que o Reino do Céu está perto”
Rapazes e moças de todo o mundo! A vós o Concílio quer dirigir a sua última mensagem — pois sereis vós a recolher a tocha [da civilização e da fé] das mãos dos vossos antepassados e a viver no mundo no momento das mais gigantescas transformações da sua história, sois vós quem, recolhendo o melhor do exemplo e do ensinamento dos vossos pais e mestres, ides constituir a sociedade de amanhã: salvar-vos-eis ou perecereis com ela. 

A Igreja ... volta-se para vós. É para vós, os jovens, especialmente para vós, que ela acaba de acender, uma luz: luz que iluminará o futuro, o vosso futuro: o grande vivente, o Cristo eternamente jovem. 

A Igreja deseja que esta sociedade que vós ides constituir respeite a dignidade, a liberdade, o direito das pessoas: e estas pessoas sois vós. Deseja em especial que esta sociedade permita que se espalhe o seu tesouro sempre antigo e sempre novo, a fé, e que as vossas almas possam banhar-se livremente nos seus clarões benéficos. [A Igreja] tem confiança que vós encontrareis uma força e uma alegria tais [o Espírito Santo], que não chegareis a ser tentados, como alguns dos vossos antepassados, a ceder à sedução das filosofias do egoísmo e do prazer, ou às do desespero e do nada, e que perante o ateísmo, fenômeno de cansaço e de velhice, sabereis afirmar a vossa fé na vida e no que dá sentido à vida: a certeza da existência de um Deus justo e bom. 

As palavras inspiradas e proféticas do Concílio, cuja comemoração cinqüentenária acontecerá em 2012, lança-nos a todos na ‘aventura’ do Espírito Santo: com novo vigor, novo impulso, nova vida na ação missionária da juventude do terceiro milênio.

Para isso impele-nos o próximo II ERUR-NE 2011. Para isso, também eu, pessoalmente, convido-te, pois és ‘amigo e irmão’ – ‘amiga e irmã’ de Jesus!

Ninguém durma! Ninguém falte! 

Com meu abraço fraterno e minha bênção.

Dom Valério Breda, sdb, bispo de Penedo.
Penedo, 12 de junho de 2011, PENTECOSTES.