Google Analytics

Partilha de Sheily Noleto, coordenadora émerita do MUR-MA

Não há outra palavra capaz de resumir o que representam esses 15 anos do Ministério Universidades Renovadas no Nordeste do Brasil em minha vida do que GRATIDÃO. Quando olho pra trás, relembrando as boas histórias que vivemos, só vejo a mão amorosa do Senhor sobre nós, nossos estados e principalmente sobre a minha vida.
 
Conheci o MUR, ou melhor, a então Secretaria Lucas/ Projeto Universidades Renovadas por volta do ano 2000. Neste período estava muito triste, acabava de receber uma notícia ruim: tinha sido reprovada no vestibular pra Jornalismo da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).
 
Isso pra mim tinha sido um duro golpe, afinal, sempre fui uma excelente aluna e jamais havia passado por uma reprovação. Também neste período, começava a conhecer o movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) – ia às missas lá porque eram pela manhã e assim tinha mais tempo para estudar.
 
Lá, me convidaram para um encontro de jovens na sede da RCC, chamado "Vem Pra Cá". Naquele encontro, ouvi o convite de um jovem aos estudantes universitários que mexeu muito comigo: ele os convidava para participar dos Grupos de Oração Universitários (GOUs). Lembro como se fosse hoje da empolgação do Jack Charlie (hoje psicólogo) ao falar da presença de Jesus nas universidades. Como aquelas palavras caíram em meu coração. Como desejei participar deste grupo e sentir o amor de Deus. Neste dia, rezei e tive a certeza de que Deus me queria na UFMA e no Curso de Comunicação Social/Jornalismo.
 
Promessa feita por Deus é sonho cumprido. De fato, no vestibular seguinte passei não só em um, mas em dois vestibulares, pra Jornalismo na Federal e pra História na Estadual. E comecei as duas. Comecei também a minha história em busca da Civilização do Amor.
 
Só queria participar dos GOUs, mas este não era o propósito de Deus na minha vida. Ajudei a criar grupos, a servir em retiros, a ajudar o núcleo arquidiocesano do MUR, a coordenar os GOUs em São Luis, a coordenar o MUR no meu estado e mais, a servir na Comissão de Comunicação Nacional. Em tudo Deus fazia muito em minha vida, de fato, enquanto me ocupava das coisas deles, ele se ocupava das minhas.
 
Esse serviço merece destaque! Como Deus fez muito na minha profissão através da comunicação para os luquinhas. Posso garantir que na minha turma de faculdade, poucos tiveram as experiências profissionais que tive, em todas as áreas da comunicação. E neste período, Deus me presenteou com profissionais/estudantes do mais alto nível e espiritualidade carismática. E seguindo as moções de Deus, ousamos, ousamos muito nas artes, no site, nos encontros e até na televisão. Isso mesmo! Pudemos experiências, o dia-a-dia de nossa profissão através do servir a Deus.
 
Quando o nosso encontro nacional foi realizado na TV Século 21, tive a graça de coordenar esta equipe. Em Maceió, Alagoas, também ousamos, na internet, com transmissões ao vivo nos intervalos dos encontros pela internet – no X Enucc. Graças a Deus, o retorno deste serviço era grande: muitos luquinhas que não conseguiam estar nos encontros, sentiam, ao vivo, um pouco do encontro.
 
Como Deus nos acariciou com esses desafios. No MUR, não me formou apenas espiritualmente, mas me fez ser profissional do Reino. Depois do que vivemos na faculdade, da ação de Deus nas nossas vidas, é impossível não ser grato por esta história, que no Nordeste ajudamos a construir há 15 anos.
 
Olho para trás e vejo quantos milagres somos testemunhas. Seja nos encontros, seja nos retiros, nas reuniões dos GOUs ... não importa a atividade, Cristo sempre nos agraciou com a multiplicação dos peixes e dos pães. Posso testemunhar que quando aceitei o desafio de lutar pela Civilização do Amor, a partir da formação de profissionais comprometidos com o Evangelho e com o bem da sociedade, jamais imaginei que Deus fosse fazer tanto em mim. Não consigo imaginar minha vida de outra forma, sem o MUR, sem a ação de Deus e principalmente sem as presenças importantes dos amigos que o Pai me deu, que me ajudaram a viver essa história de amor, que não pára nunca.
 
Hoje mudei de região. Moro em Brasília. Agora integro a família Universidades Renovadas de Brasília, mas não esqueço o que vivi como MUR no Nordeste e sou extremamente grata a Deus pela continuidade desta obra. Muitos já viveram esta experiência, muitos viverão e como isso enche meu coração de orgulho: de saber que esta obra é do coração do Pai, já produz frutos e outros tantos talvez nem veremos, mas sei que é obra do Espírito Santo de Deus, que soprou fortemente em nossa região!
 
Que Deus siga a iluminar a nossa história! A história das Universidades Renovadas do Nordeste e do Brasil
 
Atenciosamente,

Sheily Noleto
29 anos, maranhense, jornalista
Coordenadora émerita do MUR-MA
Ex-coordenadora da Comissão de Comunicação do MUR-Brasil
Membro do GOP-DF “São Miguel Arcanjo”


Momentos de Sheily Noleto no MUR

Começo da missão

No aeroporto de Brasília

Encontro de Formação BSB

ERUR-NE 2008

GOP-DF

GOP-MA

Em Maceió/AL

Reunião da ENS em Palmas/TO

Ruah

Tv Século 21